Na noite desta quinta-feira (27), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu palestrantes que trataram sobre prevenção à cegueira infantil. O evento, que aconteceu no auditório Tufi Elias Andery, contou com a presença de diversos médicos oftalmologistas, tanto do serviço público quanto do privado. Um dos pontos principais das palestras, que abordaram a prevenção da cegueira infantil, foi mostrar a importância do “novo teste do olhinho”, exame feito nas crianças recém-nascidas realizado por meio de um equipamento de última geração chamado RetCam.
A palestra foi articulada por mim e o vereador Péricles Bauab (PL) e teve como palestrantes os médicos Murilo Polizelli, pós-graduado pela Escola Paulista de Medicina e Fernanda Morales de Sá, especialista clínica em captação de imagens pelo RetCam.
De acordo com os especialistas, o novo teste é capaz de detectar, de forma prematura, doenças como retinopatia de prematuridade, doenças de Coats, Shaken baby Syndrome, coloboma íris, retinoblastoma (câncer), estrabismo, defeito das pálpebras, ptosis e condições inflamatórias e infecciosas, zyca congêtita e toxoplasmose, entre outras.
Ao nascer, os bebês são submetidos – ainda no hospital – ao exame do reflexo vermelho (teste do olhinho), que verifica a saúde ocular da criança. O procedimento é feito por meio de um oftalmoscópio, que emite luz nos olhos do bebê. Caso haja alguma anomalia a criança é encaminhada para uma investigação, onde é realizado um exame manual chamado de retinoscopia que faz o mapeamento de 30 graus do campo ocular. No entanto, os palestrantes alertaram que existem patologias que não são detectadas pelo teste do reflexo vermelho nem pela investigação que cobre uma parte pequena do globo ocular.
Com o exame feito a partir do RetCam é possível obter imagens em alta resolução que cobrem um campo de 130 graus do globo ocular da criança e, por ser digital, as imagens geradas pelo exame podem ser gravadas, impressas ou enviadas direto para o especialista. O procedimento, de acordo com os palestrantes, é minimamente invasivo, sendo necessário a dilatação dos olhos da criança, feita com uso de um colírio.
“O RetCam é um retinógrafo que faz imagens de alta resolução e ajuda no diagnóstico de doenças oculares e doenças sistêmicas. Com ele você consegue avaliar bem as extremidades da retina do olhinho do bebê”, explicou Fernanda Morales de Sá.
De acordo com os dados do último Censo do IBGE (2010), 35,2 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência visual, sendo seis milhões com grande dificuldade em enxergar e 582 mil cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 75% dos casos de cegueira são evitáveis ou tratáveis. “É um momento propício para discussão sobre esse tema tão relevante na nossa sociedade que é a cegueira infantil. O próximo passo é reunir os profissionais para que possamos juntos propor medidas concretas”, afirmou o vereador Péricles Bauab.
“Eu nunca aceitei a cegueira como a possibilidade de qualquer ser humano. Ainda quando se trata de algo evitável. Precisamos de investimentos e políticas públicas de prevenção e orientação”, complementou Farofa.
Atualmente na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes existem dois projetos de Lei em trâmite que dispõe sobre Oftalmologia: o 57/2019, de minha autoria e do presidente Sadao Sakai (PL), que visa instituir a campanha “Abril Marrom” no Município. Com a campanha os parlamentares pretendem promover a conscientização sobre a prevenção da cegueira infantil. Já o Projeto de Lei 80/2018, de autoria do vereador Farofa e Péricles Bauab, visa estabelecer a obrigatoriedade da realização de exame oftalmológico nos alunos matriculados na Rede de Ensino no Município.
https://www.facebook.com/vereadorfarofa/videos/1897069487059523/?t=8